Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista, nascido em Viena, que se propôs a investigar de forma sistemática os processos psíquicos, o que o levou à criação da Psicanálise.
Tal empreendimento reflete o trajeto pessoal deste pensador, cujas descobertas partiram diretamente de suas vivências. Em toda sua obra, buscou descrever com rigor suas experiências, de modo a validá-las cientificamente.
A psicanálise foi construída para operar a partir da experiência do analista, em seu trabalho pessoal, mostrando-se uma prática complexa que requer, também, uma sólida base teórica.
Sua prática não é regulamentada por nenhuma legislação oficial, já que o fazer do psicanalista se pauta na ética da experiência singular do sujeito desejante - o sujeito do inconsciente.
Sua prática não é regulamentada por nenhuma legislação oficial, já que o fazer do psicanalista se pauta na ética da experiência singular do sujeito desejante - o sujeito do inconsciente.

Dentre os conceitos mais importantes que permeiam a teoria psicanalítica, vale citar:
Inconsciente - O inconsciente se constitui de conteúdos psíquicos não acessados pela razão, ou seja, pela consciência. Compõe-se de memórias esquecidas, experiências reprimidas, percepções subliminares, experiências afetivas, sensações, intuições, atos falhos. Trata-se de tudo que "nos escapa".
Isso - Fonte primeira de toda energia psíquica, constitui-se por pulsões e desejos inconscientes. Em interação com as demais instâncias do ser, produz conflitos, buscando sempre a satisfação.
Eu - Nessa instância, pode-se afirmar que há certa organização do sistema psíquico, que em contato direto com a realidade , atua sobre ela numa tentativa de adaptação. O eu busca mediar os impulsos instintivos do isso e as exigências do supereu.
Supereu - É herdeiro do Complexo de Édipo, formado a partir das identificações com os pais, dos quais assimila os limites, as ordens e proibições. É a consciência moral que pretende sempre controlar os impulsos inconscientes, podendo tornar-se extremamente severo muitas vezes, limitando e, até mesmo, anulando as possibilidades de escolha do eu.
Complexo de Édipo - conceitos fundamental da psicanálise, trata-se de uma fase comum e universal do desenvolvimento infantil, na qual se observa uma disputa entre a criança e o progenitor do mesmo sexo pelo amor do progenitor do sexo oposto. Período marcado por sentimentos de grande ambivalência, dependendo a boa estruturação da personalidade de sua resolução satisfatória. A escolha do objeto sexual também se dá a partir dessa fase.
MAS AFINAL, A PSICANÁLISE É OU NÃO É UMA CIÊNCIA?
Ótimo blog
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluir