A linguagem é instrumento fundamental no processo de apropriação do mundo pelo homem, o qual materializa e dá forma a uma das aptidões humanas: a capacidade de representar a realidade (pensamento).
Através da linguagem, o pensamento objetiva-se.
A linguagem é instrumento essencial na construção da consciência, na construção de um mundo interno, psicológico. Através dela o homem se apropria de todos os significados sociais e também atribui significados à realidade, o que permite o desenvolvimento da consciência.
No livro “Uma breve história da humanidade - Sapiens”, o escritor Yuval Noah Harari descreve uma teoria para evolução da linguagem humana:
“Uma segunda teoria concorda que nossa linguagem singular evoluiu como um meio de partilhar informações sobre o mundo. Mas as informações mais importantes que precisavam ser comunicadas eram sobre humanos, e não sobre leões e bisões. Nossa linguagem evoluiu como uma forma de fofoca. De acordo com essa teoria, o Homo Sapiens é antes de mais nada um animal social. A cooperação social é essencial para a sobrevivência e a reprodução. Não é suficiente que homens e mulheres conheçam o paradeiro de leões e bisões. É muito mais importante para eles saber quem em seu bando odeia quem, quem está dormindo com quem, quem é honesto e quem é trapaceiro.”
A FOFOCA É COISA DE GENTE EVOLUÍDA?
Nenhum comentário:
Postar um comentário