A psicologia da Gestalt estuda como os seres humanos percebem as coisas. Gestalt significa uma integração de partes em oposição à soma das mesmas num todo.
Os principais estudiosos da Gestalt foram Kurt Koffka (1886-1940), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Max Werteimer (1880-1943).
A Gestalt busca compreender os processos psicológicos envolvidos na percepção, por exemplo, na ilusão ótica, quando o estímulo físico é percebido de modo diferente do que é realidade.
Exemplo disso é a figura abaixo. A composição do desejo na referida imagem dá a impressão de que o desenho está se movimentando, apesar de não existir movimento nenhum.
Portanto, a Gestalt vai abordar os processos perceptivos e procurar a entender o que se passa na mente daquele que percebe para explicar aquilo que é percebido.
Nessa linha, é importante distinguir o que é sensação e o que é percepçao.
- Sensação: resposta imediata de nossos receptores sensoriais a estímulos básicos.
- Percepção: processo pelo qual esses estímulos são selecionados, organizados, interpretados.
Portanto, o princípio fundamental da Gestalt é que “o todo é maior que a soma das partes”.
Não se pode ter conhecimento do todo através das partes, mas das partes através do todo.
Assim sendo, os conjuntos possuem leis próprias e elas regem seus elementos. Conhecer as partes não é suficiente.
Desta forma, através da percepção da totalidade é que a mente pode de fato perceber, decodificar e assimilar uma imagem ou um conceito.
Uma das regras da Gestalt é a relação figura-fundo, ou seja, a percepção é regulada pela interpretação ou decodificação em busca da boa-forma.
Na figura acima vê-se um vaso ou um perfil? A percepção do desenho se dará de acordo com o destaque da visão figura-fundo. Se der maior destaque à região branca, perceberá um vaso, se der mais destaque para a região preta, verá um perfil.
Os principais Princípios da Gestalt são:
- Figura-fundo
- Proximidade
- Fechamento
- Semelhança
- Simplicidade / Pregnância
- Continuidade
- Região comum
- Conexão
As leis que regem as percepções estão relacionadas à estruturas cerebrais e organização mental em que a bagagem cultural e individual serão determinantes para o conhecimento de objetos e sua percepção.
Figura Fundo – Segregação
Nesse desenho pode-se ver uma velha ou uma moça.
Nesse princípio temos a percepção nos leva a separar os elementos pela proximidade.
Princípio do Fechamento
É a tendência de juntar os elementos para a sua configuração.
A figura acima representa um pato ou um coelho?
Princípio da Semelhança
No princípio da semelhança os elementos semelhantes tendem a serem vistos como grupo.
Na primeira imagem vemos a letra “S”. A Segunda imagem vemos as colunas verticais primeiro e não observamos os elementos em linha horizontal, um de cada vez.
Princípio da Simplicidade
Tendência a agrupar elementos que se combinam para formar uma boa figura.
Princípio da Continuidade
Tendência a seguir uma direção que esteja sendo indicada.
Nesse caso, os pontos resultam uma linha reta ou curva. Não analisamos os pontos de forma isolada, temos de dar um contorno.
Tendência a agrupar elementos que compartilham o mesmo fundo, ou que sejam semelhantes em tamanho e cor.
Princípio da Conexão
Tendência a perceber qualquer região uniforme e ligada como uma única unidade.
ABORDAGEM TERAPÊUTICA
A Gestalt-terapia consiste em integrar todos esses pedaços e partes rejeitadas e alienadas do Self, como a personalidade, e fazer da pessoa um todo novamente.
Segundo BALLONE (2005,p 1):
"O terapeuta age como um catalisador que ajuda o paciente a passar pelos pontos da "fuga" e do impasse; o principal instrumento catalisador do terapeuta consiste em ajudar o paciente a perceber como ele ou ela constantemente se interrompe, evita a conscientização, desempenha papéis e assim por diante. (As projeções que estão envolvidas na relação do paciente com o terapeuta fornecem um aspecto bastante significativo da fuga daquele, mas, como mencionamos anteriormente, outros aspectos além dos elementos transferências da relação paciente-terapeuta também são considerados importantes.)"
Portanto, a Gestalt-Terapia tem a finalidade de desconstituir, juntamente com o cliente, as expectativas que não fazem mais sentido para a pessoa de modo a reorganizá-la de forma saudável. Esta abordagem visa a mostrar o caminho, mas não direciona o paciente, apenas aponta o caminho de forma flexível, mas firme. Nesta interação entre terapeuta e paciente, tendo o conforto do terapeuta e acolhimento do cliente, quando este clima favorável se instala na relação, podemos dizer que houve o encontro, ou seja, a Gestalt.
Fontes:
BALLONE,G.J;PERLS,F.(2005). in. PsiqWeb, internet, disponível em:
http://www.psiqweb.med.br/site/area=NO/LerNoticia&idNoticia=189&lng=en&nrm=iso









Gente, eu não sou muito chegada ao gestalt, mas confesso que depois desse post fiquei até que interessada! Super completo, parabéns!! :)
ResponderExcluir