quarta-feira, 22 de maio de 2019

O DIAGNÓSTICO DE JUNG SOBRE HITLER


O diagnóstico mais preciso de Hitler seria o de pseudologia phantastica, ou seja, uma forma de histeria que se caracteriza pela capacidade especial em acreditar nas próprias mentiras.

Tais pessoas têm, geralmente, durante algum tempo, um êxito avassalador sendo por isso perigosas para a sociedade. Nada é mais convincente do que se acreditar que a própria mentira, a própria maldade ou má intenção sejam boas; em todo caso, é bem mais convincente do que um homem simplesmente bom e sua boa ação ou de um homem mau e sua má ação. 

O povo alemão não se teria deixado convencer (a não ser algumas poucas exceções inexplicáveis) pelos gestos de Hitler tão ridículos e patéticos, ou seja, tão manifestamente histéricos e pelos seus discursos prolixos, se a sua figura, que a meus olhos parecia um espantalho psíquico (com um braço estendido à semelhança de um cabo de vassoura), não refletisse a histeria geral dos alemães. 

Não é sem restrições que ousamos compreender todo um povo como "psicopaticamente inferior"-, mas Deus sabe que esta foi a única possibilidade de se explicar de alguma maneira o efeito produzido nas massas por esse espantalho. No rosto desse demagogo se podia ler uma triste falta de formação que produziu uma presunção delirante, uma inteligência mediana dotada de astúcia histérica e uma fantasia de poder adolescentes. 

Seus movimentos eram todos artificiais e preestudados por um cérebro histérico que só se preocupava em causar impressão. Ele se comportava publicamente como alguém que conduz sua própria biografia, comportando-se, nesse caso, como o herói sinistro, "durão", "demoníaco" das novelas baratas e do mundo imaginário de um público infantil que apenas conhece o mundo através das "divas" dos filmes de segunda categoria. 

Destas impressões concluí já naquela época (1937) que as catástrofes seriam inevitáveis e mais sangrentas do que havia suposto até então. 

(C. G. Jung, Aspectos do drama contemporâneo, parágrafo 419)


Fonte: ELFP - Escola Lacaniana de Formação Psicanalítica (www.escolalacaniana.org)


A imagem pode conter: 1 pessoa

3 comentários: